Menu

domingo, 19 de agosto de 2012

Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morte - completo

Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se  com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A  imagem do "homem vitruviano", feita por Da Vinci, resulta destes seus interesses pelo corpo humano.  Os pensadores renascentistas viam certa perfeição matemática na forma humana.

Leonardo da Vinci era um artista perfeccionista que estudava em pormenor tudo aquilo que iria representar. Assim, desde cedo começou a interessar-se pela anatomia do corpo humano, de modo a representar da melhor maneira as suas personagens.

Com o passar do tempo, o estudo da anatomia humana deixou de ser um workshop para o seu trabalho para passar a ser um ramo de investigação independente na vida de Leonardo da Vinci.

Para ele, o organismo humano era uma máquina maravilhosamente construída, cujos princípios de funcionamento pretendia compreender. Alguns dos seus estudos anatômicos datam de 1480, como a representação que fez de um crânio. Os seus desenhos, apesar de apresentarem alguns erros de pormenor, são de uma clareza espantosa.

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser.

Para você que com certeza se interessa, segue abaixo um documentário exibido no programa Fantástico da Rede Globo , intitulado de “Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento ate á morte”. O documentário está completo e tem extensas informações e curiosidades sobre o corpo humano.  Vale a pena assistir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário